Como combinar cores de roupas e acessórios

Pra muitas mulheres, a combinação de cores na roupa e acessórios ainda é um assunto complicado. Mas estamos aqui pra descomplicar e te ajudar a combinar cores e, quem sabe, inovar no estilo por ai.

Primeiro de tudo, apresento a você, o círculo cromático.

Ele nada mais é do que uma representação simplificada das 12 cores que nosso olho enxerga. E a partir dele, conseguimos fazer combinações entre as cores.

Agora vamos lá aos tipos de combinações que podemos fazer:

A primeira delas é a combinação monocromática, ou seja, combinamos várias tonalidades da mesma cor nas roupas e acessórios. 

O próximo tipo de combinação é o de cores análogas, ou seja, cores que são vizinhas no círculo cromático. Como vermelho e roxo, azul e verde, verde e amarelo. Essa combinação já começa a ser um pouquinho mais ousada para quem está acostumada com cores neutras.

Podemos também misturar as cores complementares, ou seja, as que estão no extremo oposto do círculo. Que podem ser verde com vermelho, roxo com amarelo.

A última combinação, a mais ousada de todas elas, é em tríade, que são cores que estão a mesma distância no círculo, elas formam um triangulo de lados iguais entre as cores. Como laranja, roxo e verde ou amarelo, azul e rosa. E nesse tipo de combinação, não precisamos necessariamente usar todas as cores, podemos escolher 2 e compor nosso look.

Pra quem quer começar, aconselho a olhar as peças do guarda roupa com outros olhos, fora da combinação que já fazemos no automático com cada peça de roupa. E tentar colocar a segunda cor em algum acessório, então se vc está com uma calça verde, coloque uma bolsa roxa ou um sapato azul ou um acessório amarelo. O look já vai ter outro astral e a combinação vai estar presente. Conforme você for ganhando confiança, ao invés de colocar a cor no acessório, coloque a cor em uma segunda ou terceira peça de roupa e deixe os acessórios mais clean.

E ai, gostaram das dicas? Nos conte nos comentários qual a sua relação com a combinação das cores nos looks do dia a dia :)

 

 

Deixe seu comentário

Estilo é o resultado das nossas escolhas, como as usamos e coordenamos as peças que estão em nosso closet.  Tudo isso somado à nossa rotina e as demandas do dia-a-dia, ao nosso estilo de vida e à nossa personalidade.

Sheula Cadette, Designer da CADETTA