Saúde Mental: você tem cuidado da sua?

Assim como nosso corpo físico, nossa mente também adoece.

Os fatores que levam a esse adoecimento são diferentes dos que levam ao adoecimento do nosso corpo físico. Isso porque nossa saúde mental não está ligada a vírus, bactérias e outros causadores de doenças físicas, mas sim aos estímulos diários aos quais somos expostos direta ou indiretamente.

Vivemos em um mundo em que tudo muda numa velocidade incrível, mas que muitas vezes, com o passar do tempo tentando acompanhar tudo isso, nossa mente fica sobrecarregada. Com a pandemia, a quantidade de estímulos que recebemos diariamente aumentou significativamente e em contrapartida, nossas pausas e descansos diminuíram.

O home office junto com a pandemia não tem sido uma tarefa nada fácil para muitas pessoas. Passamos o dia dentro do mesmo ambiente tendo que trabalhar, cuidar da casa, cuidar dos filhos e acompanhar as tarefas de escola. Tenho certeza que no final do dia você também tem a sensação de que seu dia precisaria ter mais algumas horinhas pra dar conta de tudo.

Nossa rotina tem andado tão intensa que muitas vezes deixamos de fazer algumas pausas para cuidarmos de nós mesmas. 

Crie uma rotina de atividades suas que se adapte ao seu dia. Faça uma lista de atividades que você consegue fazer em casa e dedique esse tempo pra você.

Acorde um pouquinho antes e faça uma meditação; tome café na mesa com sua família; faça uma pausa de 20/30 minutos no seu dia pra fazer algum exercício; tente determinar hora de trabalho no seu dia e dedique o tempo restante pra você e pra sua família. 

O cuidado com a saúde mental é simples, mas precisamos nos dedicar a ele. 

E que tal fazer um diário para acompanhar seu desempenho e poder ver o quanto você tem melhorado, tanto física quanto mentalmente? 

Preste atenção nos sinais que o seu corpo te dá. Dor de cabeça, dor muscular, insônia, problemas estomacais, nervosismo, ansiedade e cansaço podem ser sintomas de que sua saúde mental não está tão saudável quanto você pensa, pois mente cansada ajuda a desregular vários outros sistemas importantes do nosso corpo.

E você? Tem cuidado de sua saúde mental ultimamente?

Fonte: https://blog.psicologiaviva.com.br/saudemental/

 

Deixe seu comentário

Estilo é o resultado das nossas escolhas, como as usamos e coordenamos as peças que estão em nosso closet.  Tudo isso somado à nossa rotina e as demandas do dia-a-dia, ao nosso estilo de vida e à nossa personalidade.

Sheula Cadette, Designer da CADETTA