Você sabia que comprar pode fazer bem a sua saúde?
Em 2013, um e-commerce americano encomendou uma pesquisa com seus consumidores e descobriu que 52% deles fazem "terapia de shopping" - ou seja, compram algo para se sentir melhor ou como bonificação de algo de sucesso.
A psicologa Kit Yarrow da Universidade de Golden Gate, afirma que não usaria como "terapia" o hábito de comprar, mas identificou 5 benefícios das compras (desde que feitas com moderação)
1. Ajuda na transição como uma preparação mental para a próxima fase, por exemplo, renovar o guarda-roupa após o fim de um relacionamento ou comprar uma bicicleta para incentivar hábitos de vida mais saudáveis ou até mesmo montar o enxoval pra chegada de um bebê. Começamos aos poucos para nosso corpo e mente se acostumarem com a mudança que vai acontecer.
2. Vestir-se para um novo papel como um novo cargo na empresa ou uma mudança de emprego, algumas peças novas combinadas com peças antigas do guarda-roupa nos ajudam a ter mais confiança nesse novo ambiente.
3. Ajudar na criatividade - muitas pessoas o objeto comprado são esteticamente atraentes. A compra pode ser um método de observar, reconhecer e até aprender com aquele objeto.
4. Uma pausa para relaxar de alguma atividade que pode estar causando algum tipo de estresse ou esgotamento. Até mesmo aquela escapadinha da página do e-mail pra uma olhadinha no site da sua loja preferida, te ajudam nessa tarefa já que seu cérebro tira o foco da tarefa que está sendo executada e, ao voltar, você estará mais descansada e focada para continuar sua tarefa.
5. É uma forma de conexão com a sociedade. Comprar novas roupas, acessórios, equipamentos nos ajudam a estar inseridos na sociedade. Nos dá a sensação de pertencimento e nos ajuda a criar novas conexões.
Muitos dos benefícios acima já fazem parte do nosso cotidiano e nem sequer percebemos essas tomadas de decisão.
E você? Tem algum tipo de "terapia" que te ajuda a relaxar ou passar por mudanças ou momentos de estresse?
Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Vida/noticia/2013/04/comprar-faz-bem-saude.html