História da Moda: Gucci

Já contamos por aqui a história da marca Prada e hoje é dia de contar um pouquinho sobre a Gucci, uma marca de luxo super bacana que vem se destacando cada vez mais por captar o zeitgeist do momento e tendo uma pegada de atemporalidade nos looks. 

O italiano Guccio Gucci nascido em 1881 passou um período de sua vida morando em Londres, Inglaterra onde trabalhou como ascensorista no Hotel Savoy. No espaço limitado do elevador, passou a prestar atenção nas bagagens e roupas dos jovens que se hospedavam no local, que serviu de inspiração anos depois para suas criações. 

Já em 1902, ao voltar para a Itália, trabalhou na Franzi uma fabricante de couro de sua região, onde adquiriu o conhecimento técnico e aprimorou seu olhar para as criações. Quase 20 anos depois, em 1921, Guccio Gucci criou sua marca, a Gucci. E na década de 1930, seus 3 filhos se juntaram ao pai com intuito de traçar planos ambiciosos de expansão da marca.

1953 foi um ano de acontecimentos marcantes para a marca. Eles estavam estreando em solo americano e tiveram que passar pelo falecimento de Guccio Gucci 2 semanas após a abertura da loja nos EUA. 

Essa nova loja trouxe uma clientela nova, com as estrelas de Hollywood e membros da realeza a marca virou líder do mercado de luxo no país e objeto de desejo dos jovens pelo mundo a fora.

O último membro da família Gucci a comandar a marca, foi de 1983 a 1993. Durante a gestão de Maurizio, a marca sofreu a pior crise de sua existência, chegando a beira da falência. Foi ai que Tom Ford assumiu a direção artística da marca até 2005, quando abriu sua própria marca.

Mas a história da família não para por ai. Dois anos após a venda da marca, Maurizio Gucci foi assassinado e sua ex esposa foi condenada como mandante do crime. Essa história voltou a tona no ano passado, quando foram divulgadas fotos de cenas do filme inspirados no livro "Casa Gucci" que contará a história da marca e sobre o fim trágico de seu último diretor. 

Em breve voltaremos com mais informações sobre roteiro e estreia desse filme que tenho certeza que será um máximo para todos os amantes de história da moda. 

Fonte: https://stealthelook.com.br/historia-da-moda-gucci/

 

Deixe seu comentário

Estilo é o resultado das nossas escolhas, como as usamos e coordenamos as peças que estão em nosso closet.  Tudo isso somado à nossa rotina e as demandas do dia-a-dia, ao nosso estilo de vida e à nossa personalidade.

Sheula Cadette, Designer da CADETTA