Você conhece a história dos leques?

Acredita-se que o leque tenha surgido na China do século VII, mesmo tendo sido retratado desde a antiguidade em murais do Egito, Assíria e Pérsia. Foi difundido no Japão, onde os europeus descobriram a novidade e levaram para a Europa no fim do século XV.

O leque é um instrumento utilitário de fazer vento que teve sua linguagem estabelecida nas cortes francesas do século XVIII, nos governos dos reis Luís XIV e Luís XV, como item indispensável do vestuário por ser sinônimo de luxo e elegância.

Por um tempo foi bastante utilizado por homens e mulheres como forma de comunicação entre os casais através do posicionamento do leque em relação ao corpo.

Além de ter uma grande variação de materiais utilizados para diversas ocasiões do cotidiano, como velórios, casamentos ou passeios diários.

Ficou curiosa pra saber mais sobre a história do leque e ver fotos de leques da história? Acesse o Arts & Culture

Deixe seu comentário

Estilo é o resultado das nossas escolhas, como as usamos e coordenamos as peças que estão em nosso closet.  Tudo isso somado à nossa rotina e as demandas do dia-a-dia, ao nosso estilo de vida e à nossa personalidade.

Sheula Cadette, Designer da CADETTA